Oleosidade capilar
- Raiane Montezi
- 2 de jul. de 2019
- 5 min de leitura
Oi meus amores, hoje trouxe um assunto bem polemico "OLEOSIDADE". O que é? Porque isso acontece? Motivos e causas? O que posso fazer para reverter? Tudo, tudo você vai saber!

O que é a oleosidade e o que causa ela?
O couro cabeludo está constantemente produzindo sebo, que ajuda a manter a raiz e os fios hidratados e macios. O problema é que o sebo é bastante pegajoso e faz com que as fibras do cabelo grudem umas nas outras, impedindo que se movam livremente como fibras individuais.
Cabelo oleoso é uma grande dor de cabeça para muitas mulheres, pois a oleosidade acaba dando aquele aspecto de cabelo “sujo” que não é nada legal. A oleosidade surge quando existe uma grande produção de gordura que vem das glândulas sebáceas do couro cabeludo, isso pode ocorrer por inúmeros fatores, são eles:
Fator genético; É o mais comum, pois algumas pessoas desenvolve uma oleosidade capilar maior ainda na puberdade, devido a maior produção de hormônios androgênicos.
Não penteie o cabelo demais; Esse habito de pentear demais o cabelo acelera a produção na glândula sebácea, então aumenta a oleosidade no couro cabeludo.
Utilização de produtos capilares de maneira errada; Não passe condicionar ou máscara próximo a raiz; Pois vai fazer com que a raiz fique oleosa mais rapidamente, passe sempre da metade do seu cabelo para baixo.
Temperatura da água; Lavar o cabelo com a água muito quente é algo que deixa o cabelo super oleoso. E você que lava o cabelo com água morna e ficar esfregando o couro cabeludo demais você vai acelerar a produção de mais sebo. Então cuidado para não ficar esfregando demais o couro cabeludo, lavou e tirou a sujeira, Pronto! Não precisa ficar esfregando e esfregando a raiz do cabelo, porque vai estimular mais oleosidade.
Dormir com o cabelo molhado; Dormir com os cabelos úmido na raiz aumenta a proliferação de fungos, aumenta a oleosidade e aumenta a queda também. Certifique-se que a raiz esta SECA ao dormir.
Usa em excesso, toucas, chapéu, capacete; Usar essas coisas em excesso faz com que o couro cabeludo fique suado e aumenta a produção na glândula sebácea.
Sol em excesso; Você ficar exposto em excesso no sol também aumenta e muito a produção na glândula sebácea. Porque por mais que você use um protetor no comprimento e pontas do cabelo a raiz fica sem proteção.
Lavar o cabelo em excesso; Lavar o cabelo sem necessidade “sem necessidade”, se você lava o cabelo porque faz algum esporte ou vai na academia ai sim há necessidade de lavar, é melhor você lavar todos os dias e manter a raiz limpa do que ficar com ela suada, porque o couro cabeludo sujo aumenta a oleosidade e outras coisas também, como a queda. “Mas se a sua raiz é muito oleosa sem você praticar esporte, vai ter uma dica no final.”
Não passe a mão em excesso no cabelo; Porque a gente acaba passando a oleosidade da mão para os cabelos, deixando o cabelo oleoso e sujo. Então tente evitar passar a mão toda hora no cabelo, porque isso também aumenta a oleosidade no couro cabeludo.
Como tratar um cabelo oleoso?
Alguns cuidados básicos possibilita a vocês a terem um controle com a oleosidade capilar. Com mudanças de hábitos e utilizando alguns produtinhos você vai notar uma grande diferença.
Algumas pessoas que tem essa oleosidade em excesso e é por questão genética, nesse caso sugiro procurar uma clinica especializada para tratar e ameninar essa oleosidade.
Condicionador somente nas pontas; pode parecer obvio mais tem muitas pessoas que passam condicionar na raiz, achando que vai manter ela hidratada, mas não! As glândulas sebáceas produz a oleosidade natural que já manter nossa raiz hidratada, quando passamos condicionador na raiz há um desequilíbrio. Por isso aumenta a oleosidade, então passa somente o condicionador na metade do cabelo em direção as pontas.
Shampoo seco; o shampoo seco pode ser eficiente contra a oleosidade, pois além de diminuir a oleosidade dos seus fios ele também faz a limpeza da raiz dos fios. Mas atenção, use com moderação, apenas quando não der para lavar o cabelo. Pois em excesso resseca os fios.
Evite enxaguar com água quente; Lave suas madeixas com água morna, para que se possa retirar a oleosidade dos fios e encerre esse processo fazendo o ultimo enxague com água fria.
Evite usar em excesso o secador; É triste mais ate mesmo o secador é um inimigo quando o assunto é oleosidade, pois assim como devemos evitar lavar o cabelo com água quente, devemos evitar expor nosso cabelo a qualquer temperatura alta e isso inclui o secador. Então nesse caso é melhor deixar o cabelo secar naturalmente ou se precisar usar use em temperatura morna, longe do couro cabeludo e sempre em movimentos circulares.
Finalizadores em creme; prefira um leave-in de textura leve (liquida), os de creme pode pesar os fios que são finos e oleosos.
Evite colocar a mão no cabelo; esse habito é prejudicial para quem tem tendência a oleosidade.
Faça o pelling capilar; o pelling vai remover todo excesso de células mortas no couro cabeludo, faça de 20 em 20 dias para equilibrar o excesso de oleosidade na raiz.
Faça umectação com óleo vegetais; O óleo de coco ajuda a equilibrar a oleosidade no couro cabeludo e vai fazer com que as glândulas não produza tanto óleo. Porque ele faz uma regulagem na glândula sebácea. Aqui no blog tem a receita caseira de pelling capilar, clique aqui e confira!
Faça um detox na sua raiz de 15 em 15 dias; faça uma mistura de argila preta OU verde com água, aplique somente na raiz e deixe agindo por uns 20 minutos. Depois lave normalmente, fazendo isso você vai perceber que a oleosidade vai diminuir.
Lave o cabelo quando necessário; quanto mais a gente lava o cabelo, mais a gente tira a oleosidade natural que manter nossa raiz hidratada. Removendo a oleosidade natural, as glândulas sebáceas vai produzir mais oleosidade como se fosse uma forma de proteção. Quanto mais você lava, mais oleosidade você vai ter na raiz do cabelo. Mais se você tem oleosidade em excesso por questão genética ou pratica algum tipo de esporte e a raiz fica oleosa frequentemente ai sim lave sempre.
Faça o cronograma capilar; o cronograma é muito importante pois você cria uma rotina de cuidados com suas madeixas, meu cabelo era muito oleoso e quando eu comecei com o cronograma consegui regular essa oleosidade, lavo meu cabelo 3 vezes por semana e quando vejo a necessidade de lavar mais uma vez durante e semana eu lavo. Criando essa rotina com meu cabelo e mudado os hábitos meu cabelo melhorou bastante, então sugiro que vocês façam o mesmo! Clique aqui e veja o modelo de cronograma capilar.
Então meus amores, por hoje é isso! Espero que tenha gostado, me siga no instagram @raianemontezi lá eu posto tudo sobre cabelo e aviso quando tem post novo aqui no blog.
Agora é a sua vez de colocar todas essas dicas em pratica! <3
Um grande beijo! E até a próxima!
Comments