Quebra e Queda Capilar
- Raiane Montezi
- 11 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Oi meus amores, hoje venho falar de um assunto que a maioria das pessoas sofrem... que é a quebra e queda capilar. Se gostou desse assunto, leia o post completo! <3

Cabelos quebrados é um pesadelo para muitas pessoas. Além do frizz, os fios perdem totalmente o brilho. E aquela queda capilar em excesso é um terror! E quem é que gosta disso?? Ninguém!
Porém, é possível reverter esse problema. Seguindo uma rotina de cuidados e prestar atenção aos sinais de alerta que os fios dão. Só assim eles vão ficar mais lindos! Sempre fique de olho nas dicas aqui no blog e me siga no instagram @raianemontezi lá eu dou varias dicas também.
Então vamos lá...
Primeiro precisamos entender e diferenciar queda capilar e quebra capilar.
A queda ocorre quando o bulbo do cabelo se desprende do couro cabeludo, fazendo com que ele caia por inteiro. É normal e natural que cerca de 150 fios caiam por dia. Mas há diversas causas que também pode causa a queda em excesso, como estresse, ausências alimentares e algumas doença. Ai nesses casos, o excesso de queda dos fios crescem consideravelmente, fazendo com que falhas de formato geralmente redondo apareçam na cabeça. Se esse é o seu caso sugiro que procure um dermatologista ou tricologista para um tratamento adequado.
Já nas quebras, o nosso fio se parte em dois. A ponta fica mais espessa, sendo facilmente identificada pelo tato. A quebra ocorre em cabelos ressecados por falta de hidratação, debilitado por tratamentos químicos ou até mesmo quando a pessoa cuida de forma errada dos cabelos, não penteando da forma correta, secando e prendendo o cabelo de qualquer jeito. Outra coisa que influencia também na saúde dos fios em geral é a alimentação, por falta de vitaminas e minerais seus cabelos podem ficar mais frágil, sem brilho e sem vida.
O que fazer para evitar a quebra capilar?
A melhor formas de reduzir esses problemas é ter passar a ter alguns cuidados com o cabelo. Você deve usar corretamente os produtos e evitar hábitos que podem estar acabando com o seu cabelo. Como...
Passar shampoo de forma agressiva. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.
Pentear o cabelo da raiz as pontas. Isso pode causar e deixar seu cabelo mais embaraçado ainda e ocasionando mais quebras. Sempre comece de baixo e suba cuidadosamente.
Esfregar demais a toalha na cabeça. O fio de cabelo é muito delicado (quando esta molhado é mais delicado ainda) e o peso da toalha aliado a movimentos bruscos pode parti-lo. Por isso, apenas aperte o tecido suavemente contra os fios.
Utilizar escovas e pentes errados. Procure usar uma escova especifica para seu tipo de cabelo, isso irá reduzir e muito a quebra.
Enrolar os cabelos com os dedos. Essa mania enfraquece os fios, que têm a estrutura danificada e se partem. Evite ao máximo.
Não usar protetores térmicos. O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta e protege seu cabelo da temperatura alta e de outras agressões do dia a dia.
Prender o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar. Esse hábito prejudica o cabelo, pois a umidade causa uma doença chamada dermatite seborreica, que deixa o cabelo oleoso e opaco.
Tomar banhos quentes: a água quente do chuveiro provoca ressecamento do couro cabeludo e dos fios, o que pode ocasionar a quebra.
Vamos falar um pouquinho mais sobre a queda capilar;
Talvez você não saiba, mas todo cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Como explicado acima a queda ocorre quando o fio se desprende do bulbo capilar e é natural cair cerca de 150 fios por dia, (quando penteamos os cabelos, quando lavamos o cabelo, quando passamos a mão no cabelo). Mas alguns fatores contribui para um excesso de queda, neste caso é necessário procurar um especialista para um tratamento. Abaixo destaco algumas coisas que fazemos e acaba piorando essa queda capilar.
O uso de secador e chapinha proporciona a quebra e queda dos fios, principalmente para quem tem fios com uma espessura mais fina. Se você esta notando que esta perdendo muito cabelo com o uso deles, sugiro que suspenda.
O estresse pode causar uma queda intensa, nesse caso o problema pode ser por algum trauma sofrido físico ou emocional, alguma doença ou infecção.
Queda de cabelo pós gestação, com as alterações hormonais faz com que durante a gestação a queda capilar diminua. Mas depois que o bebê nasce e os hormônios entram em estabilidade, aquele cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair.
A caspa pode causar queda, muitas das vezes acontece que pessoas que sofre com queda capilar têm receio de lavar os cabelos e acabam tendo uma piora do quadro de caspa e a perda dos fios se agrava ainda mais.
Doenças no couro cabeludo como alopécia, foliculite, dermatite seborreica são doenças que agravam a queda capilar. (Nesse caso procure um especialista)
Neste caso vocês podem tomar algumas medidas para diminuir esta queda como...
Shampoo anti-queda (Vocês encontram em farmácia ou você pode fazer um caseiro)
Esfoliação no couro cabeludo (Aqui no blog temos a receita do pelling capilar, clique aqui)
Máscara de hidratação que seja especifica para queda (No meu "instagram @raianemontezi <- clique aqui" tem a resenha da máscara cresce cabelo que é para essa finalidade também.)
Umectação com óleos vegetais (óleo de jaborandi, de alecrim, de anis estrelado, de coco, de mamona, de hortelã, de alho e de gengibre)
Tônicos capilar (Aqui no blog temos a receita do tônico de anis estrelado, clique aqui)
Condicionador anti-queda (que seja liberado para aplicar no couro cabeludo)
Então meus amores, por hoje é isso! Bora colocar todas essas informações em prática para ter aquele cabelo maravilhoso em... <3
Espero que tenham gostado deste conteúdo e fiquem de olho aqui no blog e no meu insta porque vai vim muita receitinha caseira!
Um grande beijo e até a próxima!
Comments